terça-feira, 9 de dezembro de 2014

Vírus do tatame o que é isso?


Galera a um tempo atrás um professor de Jiu Jitsu quase morreu ao pegar um vírus no tatame, não sei ao certo o que aconteceu, mas ele depilou o peito com gilete e através disso ele pegou uma infecção que quase o matou, chegou atingir até alguns órgãos e está tomando remédios caríssimos para ajudar na recuperação.
Uma coisa que odeio é rolar com pessoas com o kimono fedendo, tem pessoas que o kimono chega estar azedo de tanto que fede. Para algumas pessoas pode ser frescura, mas para mim depois desse acontecido, fico com o pé atrás, até porque constantemente estamos com cortes nos dedos e alguns machucados pelo corpo e se não houver uma boa higienização dos tatames podemos estar expostos a essa bactéria e fungos.
Cuide de sua higiene pra que nada venha acontecer com você ou com seus companheiros, não vamos abrir brechas pra que isso aconteça.
Cuide do Dojo, veja se sua academia tem a preocupação com a manutenção do tatame, imagine quantas pessoas resfriadas, com micose, alergias e frieira passam pelo tatame e nossos quimonos acabam servindo de hospedeiro pra esses vírus e bactérias 
Segue algumas dicas e cuidados abaixo.
Como cuidar de erupções causadas pelo atrito da luta no tatame
A luta envolve o contato prolongado com a pele dos outros, o que pode resultar em infecções virais, bacterianas ou de fungos. As erupções mais comuns são impetigo, micose e herpes gladiatorum. A impetigo é causada pela bactéria Staphylococcus aureus e começa como um machucado vermelho que escorre e então cria crostas. A micose é causada por uma infecção de fungos e é caracterizada por calombos descoloridos na pele. A herpes gladiatorum é causa pelos vírus da herpes e é caracterizada por um grupo de bolhas.

Instruções

Prevenção


1-Sempre tome banho antes e depois de cada luta e garanta que sua pele esteja limpa ao usar sabão e água morna.
2-Lave e desinfecte o tatame com toalhas antibacterianas pelo menos uma vez por semana.
3-Lave todas as suas roupas, uniformes e toalhas todos os dias. Isso vai prevenir que as bactérias e vírus nas roupas entrem na sua pele.
4-Inspecione sua pele depois de cada luta, procurando por lesões ou marcas incomuns. Quanto antes você notar algum sinal de infecção, mais cedo poderá se tratar.
Tratamento

1-Faça uma consulta assim que você suspeitar de alguma erupção ou infecção. O médico vai inspecionar sua pele e lhe contar exatamente qual é o tipo de infecção e como tratá-la.
2-Mantenha a pele afetada limpa e seca todo o tempo. Lave-a com água morna e sabão, secando completamente com uma toalha limpa.
3-As formas de tratar impetigo são: usar antibióticos, como mupirocin e ácido fusídico. Gentilmente, remova as crostas e aplique os tratamentos tópicos na ferida aberta. Use os medicamentos como prescritos para obter melhores resultados.
4-Como tratar micoses: aplique uma camada fina de creme clotrimazol contra fungos na área e ao redor da micose. Esfregue gentilmente com os dedos, usando o creme pelo menos uma vez por semana. Se você parar de usar antes de estar curado, a infecção vai voltar. Os antibióticos orais podem ser usados se a infecção já tiver se espalhado bastante.

5-Para tratar a herpes gladiatorum: tome uma droga antiviral para os sintomas. As erupções da herpes geralmente somem sozinhas entre sete e dez dias, mas tome cuidado para não entrar em contato com outras pessoas durante esse período


Gostou do Post?

Tem alguma sugestão, alguma colaboração para enriquecer este material, fique à vontade e deixe o seu comentário, curta a página no facebook e por favor compartilhe o post.

"Estudar estratégia ao longo dos anos e alcançar o espírito do guerreiro.
Hoje é a vitória sobre si mesmo de ontem; amanhã é a sua vitória sobre os homens menores."
Miyamoto Musashi






Nenhum comentário:

Postar um comentário