sábado, 1 de novembro de 2014

Porque sinto que parei de evoluir no Jiu Jitsu ?

Quem nunca passou por um momento que parece não estar aprendendo nada e preso no mesmo lugar. Até as técnicas parecem não está surtindo efeito e com isso vem o desânimo a vontade de treinar some e pior ainda quando você olha os companheiros executando e aprendendo técnicas novas e parece que você não está conseguindo acompanhar o mesmo ritmo. O que faço? Como saio disso? 
Vou dar umas dicas que teve e tem efeito comigo e dicas que corri atrás conversando com pessoas graduadas e documentários de alguns mestres conceituados. 
Primeiro você tem que analisar o que não está surtindo efeito no seu arsenal de técnicas e o porquê de não estar surtindo efeito, com isso você descobrirá se precisa repetir e aprimorar essa técnica pra que a utilize da forma mais natural possível e isso só vem com muito treino. Conheço pessoas que são ótimas em encaixar omoplata, quando você menos espera o golpe está encaixado e você nem sabe de onde veio, mas muitos acham que isso vem do dia pra noite e não vê o quanto essa pessoa treinou para aprimora lá. 
Uma outra coisa é tentar mudar o seu jogo. Mas porque mudar meu jogo?
Entenda uma coisa, da mesma forma que você evolui, seus companheiros de treino evoluem também, uns mais rápidos do que outros e talvez seu jogo não esteja funcionando por causa disso. Se você é um ótimo guardeiro e vê que com certas pessoas isso já não funciona mais, está na hora de tentar jogar por cima. Talvez você seja ótimo com triângulos mas seus parceiros já sabem disso e chega uma hora que você obrigatoriamente tem que mudar isso. Por isso não concordo com o termo de que buscar treinos e rolas diferentes irá fazer você melhor, não acho errado buscar treino pois é essencial sim e acho excelente ter amigos feito no tatame não importa de onde seja. Mas analise comigo, se você treina sempre com determinadas pessoas e acha que não está evoluindo por isso, está na hora de rever esse conceito pois pra você melhorar você terá que sempre buscar novas técnicas para usar com seus parceiros de treino e é isso que irá fazer você evoluir.
Em uma entrevista Cicero Costa fala que teve que buscar formas diferentes de treinar seus alunos, pois ele não via a evolução e se sentia frustrado por isso, um método muito usado por ele é a repetição constante de uma determinada técnica, apesar disso não ser algo novo e usado muito pelos orientais, são poucos mestres como Cicero que realmente passa o treino dessa maneira.
Kron Gracie sempre enfatiza que treina com seus alunos para os campeonatos e que isso nunca atrapalhou ele de evoluir e ser campeão. Estou dando esses exemplos para você que talvez ache que não está evoluindo por estar treinando sempre com as mesmas pessoas. 
Se nada disso funcionar talvez fique um tempo sem treinar e coloque a cabeça no lugar, não é vergonha nenhuma parar e voltar com a mente descansada, o importante é não desistir.


Gostou do Post?

Tem alguma sugestão, alguma colaboração para enriquecer este material, fique à vontade e deixe o seu comentário, curta a página no facebook e por favor compartilhe o post.


Frase da vez por João Miyao

“Não pare enquanto estiver cansado, pare quando estiver terminado”. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário